• This is default featured slide 1 title

    O Blogger do Zongo Armando foi pensado na perspectiva de partilhar ideias, reflexões e conhecimento embasados na cultura geral e nos acontecimentos do nosso dia-a-dia.

  • This is default featured slide 2 title

    O Blogger do Zongo Armando foi pensado na perspectiva de partilhar ideias, reflexões e conhecimento embasados na cultura geral e nos acontecimentos do nosso dia-a-dia.

  • This is default featured slide 3 title

    O Blogger do Zongo Armando foi pensado na perspectiva de partilhar ideias, reflexões e conhecimento embasados na cultura geral e nos acontecimentos do nosso dia-a-dia.

  • This is default featured slide 4 title

    O Blogger do Zongo Armando foi pensado na perspectiva de partilhar ideias, reflexões e conhecimento embasados na cultura geral e nos acontecimentos do nosso dia-a-dia.

  • This is default featured slide 5 title

    O Blogger do Zongo Armando foi pensado na perspectiva de partilhar ideias, reflexões e conhecimento embasados na cultura geral e nos acontecimentos do nosso dia-a-dia.

NÃO SEJA OBJECTO DE PROPAGANDA DE FAKE NEWS

NÃO SEJA OBJECTO DE PROPAGANDA DE FAKE NEWS

Na verdade os riscos das novas tecnologias são inevitáveis para todos os usuários mesmo para aqueles que usam com moderação ou com cautela. Mas existem riscos que podemos evitar e por acaso fake news é um deles.

Os seus amigos virtuais podem ser vítimas de fake news e isso afecta você já que tudo que eles partilham aparece no seu feed de notícias. Entretanto, existe uma grande possibilidade de você ser directamente o canal promotor de fake news, como? Vou explicar.

Segundo várias denúncias que estão sendo feitas relacionadas com assuntos políticos existem grupos organizados que criam notícias falsas para afectar a opinião pública a seu favor mas com mentiras descaradas já que os autores são apenas figuras virtuais.

Eles criam jogos através de sites e aplicativos que dizem: saiba quem é você, com que famoso você é parecido, a sua futura casa, a sua futura esposa (o), veja o seu rosto com x anos, ... . Ao entrar no site solicitam a sua permissão para que o site tenha acesso a sua conta do Facebook ao clicar sim ou continuar simplesmente você está dando acesso livre para usarem o seu Facebook como gestores. Mas como eles são muito inteligentes raramente farão uma publicação como tal mas tendo acesso a sua conta eles podem colocar gosto em seu nome nas páginas falsas deles, e basta um gosto para que todos os seus amigos tenham acesso a essa publicação, com isso uma única informação publicada em várias páginas falsas torna-se uma febre nas redes sociais e aí pode se aplicar um dos princípios fundamentais da lavagem cerebral, uma mentira repetida várias vezes se torna verdade.

Então, não siga moda, não entra nesses joguinhos das redes sociais.


Zongo Armando em, NÃO SEJA OBJECTO DE PROPAGANDA DE FAKE NEWS.

Share:

OS NEURÓTICOS ASSOMBRAM O MUNDO

Existem grupos, aliados de SATAN, que estão se preparando para derrubar a ordem mundial. Querem legitimar todas as práticas que entram em atrito com os padrões pré estabelecidos. 

Querem legalizar o uso de drogas pesadas, pedofilia, ... . Querem impor uma trágica ideologia de géneros. 


Usam a internet de forma imbecilizada, criam sites, bloggers, inventam argumentos científicos e assumem ser investigação de uma universidade de renome do Estados Unidos e divulgam a informação de forma viral e irracional, induzindo milhões em curiosidades imundas e dúvidas que dão espaços a janelas killers power duplo p. 


O neurótico sofre improdutivamente, de um jeito excessivamente orientado para fora, que não o leva a lugar algum (Christian Dunker, psicanalista).

Zongo Armando em, OS NEURÓTICOS ASSOMBRAM O MUNDO.
Share:

A HISTÓRIA DE SACRISTÃO

Ali naquela pequena aldeia no meio das montanhas todos conheciam Argemiro , o alegre sacristão que auxiliava o padre em todos os afazeres da Igreja , o que o fazia sabedor de todos os pecados locais .
Com o passar dos anos o vigário adoeceu , deixando Argemiro preocupado pois eram muito amigos . E devido à idade avançada , a doença agravou-se , vindo o padre a falecer.


Foi mandado para a Igreja um substituto que , logo ao chegar , chamou o sacristão para obter informações sobre o local . Diante de tantos afazeres , quis dividir com o Argemiro uma boa parte da missa , e pediu a ele que a partir de então ficasse com a tarefa de ler vários capítulos da Bíblia.

O sacristão muito sem graça explicou ao novo padre que era analfabeto , o que o deixou espantado : Como ele poderia ao longo de tantos anos ter auxiliado a igreja e nunca ter aprendido a ler e a escrever ? Sem muita demora o dispensou dos serviços , dizendo que não poderia continuar com ele e que pediria ao Clero outro ajudante “letrado”.

Argemiro partiu chateado por deixar para trás tantas recordações , mas no coração levava a esperança de novos dias . Por ser muito simpático e conhecido por todos , obteve sucesso já no início do seu novo empreendimento: com uma modesta barraca , vendia artigos diversos a preços populares.

Em pouco tempo a barraca transformou-se em uma pequena loja , e dali para frente ele foi progredindo cada vez mais . Naquela pequena aldeia Argemiro já era dono de quase todo comercio local . Não muito longe em uma cidade vizinha , os donos de uma cadeia de lojas interessaram-se por Argemiro e sua grande capacidade em conduzir as vendas ; chamaram-no para uma sociedade e marcaram com a imprensa local a cobertura de tal festividade . Ele , como sempre muito alegre , compareceu acompanhado de seu advogado , e assim chegando recebeu o contrato para que pudesse lê-lo e assiná-lo . Mas , para a surpresa de todos sem nem sequer examiná-lo, o passou para as mãos do advogado. Não concordando com o fato , os empresários quiseram uma explicação para aquela atitude:

  • Argemiro , você não vai ler ? Confia tanto nele assim ? – exclamou um deles!
  • O ex-sacristão respondeu que não podia assinar o contrato porque era um analfabeto.
  • Mas como! Não sabe ler nem escrever ? Perguntou um dos diretores.
  • Não sei não senhor – respondeu Argemiro.
  • E como um analfabeto se tornou tão rico assim:
  • Pro senhor vê ! – concordou Argemiro . Imagina então se eu soubesse!
  • Argemiro com seu jeito simpático respondeu:
  • Se soubesse , eu seria apenas um sacristão!

Para refletirmos ... Algumas vezes vivemos situações que não nos agradam naquele momento , porém percebemos mais tarde que aquela situação nos "empurrou" para frente , para o sucesso , para uma vida melhor !

Fonte: http://vivianebertoli.blogspot.com/2010/07/historia-do-sacristao.html

A HISTÓRIA DE SACRISTÃO II

Conta-se que em um pequeno lugarejo no interior da Inglaterra existia uma igreja sob a responsabilidade de um padre ainda jovem. Certa noite quando ele já se encontrava deitado ouviu insistentemente o choro de um recém-nascido. Incomodado se levantou e acompanhando o choro caminhou em direcção à porta principal da igreja. Ao abrí-la encontrou ali, enrolado em panos, um recém-nascido abandonado. Era um menino. Acolheu a criança, procurou na cozinha um pouco de leite, aqueceu-o levemente e com uma colher alimentou a criança que, satisfeita, parou de chorar e acomodou-se confortavelmente no colo do padre. 

No dia seguinte divulgou junto à comunidade a existência da criança procurando alguém que interessasse em adotá-la. Passaram-se os dias, os meses e ninguém interessava em fazer a adoção.

Os anos passaram. A criança tornou-se um adolescente. Naturalmente o padre deu-lhe a função de coroinha. Com o tempo o padre ficou velho e o adolescente tornou-se um homem. Esse homem não frequentou a escola. Não aprendeu a ler e nem a escrever. Tudo que sabia fazer estava limitado às atividades de um coroinha. De tempo em tempo o padre oferecia algumas moedas para o rapaz comprar alguma coisa de seu interesse.

Então ele teve uma ideia e colocou-a em prática. Comprou todos os charutos que seu dinheiro podia pagar. Voltou pelo caminho por onde viera. Quando estava na metade do trajeto parou, procurou e encontrou uma caixa de madeira vazia, forrou com um papel, colocou todos os charutos sobre ela e começou a gritar. – Olha o charuto. Charutos da melhor qualidade. – Não demorou muito tempo para que toda mercadoria fosse vendida. Voltou até a loja e comprou mais charutos com a metade do dinheiro que tinha arrecadado e guardou o a outra metade para gastar com suas despesas. Voltou ao mesmo local e deu continuidade ao negócio. Alguns dias depois, conseguiu alugar um pequeno espaço e abrir sua primeira charutaria. Com um capital já formado passou a comprar sua mercadoria direto da fábrica.

Os anos se passaram e esse coroinha tornou-se um empresário famoso no ramo de charutos. Procurado por um jornalista para relatar o segredo do seu sucesso, sua reposta foi objetiva e segura – A minha formação e experiência foram determinantes. Curioso com a resposta o jornalista perguntou? – Você pode falar da sua formação e da sua experiência? Ele respondeu: – Posso sim. – Quanto à minha formação foi fundamental eu não ter frequentado a escola e não saber ler e nem escrever. Quanto à experiência, a dificuldade e a crise que vivi ao ser despejado da igreja onde fui criado e morei até ficar adulto. Se naquela época eu tivesse estudado e soubesse ler e escrever talvez eu hoje fosse um coroinha e não o empresário que sou.

Chegou o dia em que o padre, já velho, foi aposentado e substituído por outro mais jovem. Já no primeiro dia, o coroinha foi despedido e mandado procurar algo para fazer na vida. Sem alternativa ele pegou sua pequena trouxa de roupas e as poucas moedas que ainda possuía e saiu caminhando pelas ruas. Depois de andar algum tempo ele parou para descansar. Nesse momento ficou pensando sobre seu destino sem encontrar uma saída. Sentindo-se perdido e sem saber o que fazer foi tomado pela vontade de fumar um charuto. Uma das poucas coisas que gostava e podia fazer de vez em quando. Seu dinheiro era pouco, mas a vontade foi aumentando a cada instante até o momento em que ele tomou uma decisão. – Já que estou perdido vou fumar um charuto para ajudar a pensar na vida. Olhou para um lado e outro procurando encontrar uma charutaria. Não encontrou nada ao alcance dos seus olhos. Então ele continuou caminhando. Já cansado, pensou em desistir, mas a vontade era maior. Andou mais um pouco e finalmente avistou a desejada loja. Contou o pouco de dinheiro que tinha, escolheu o charuto de sua preferência, pagou, sentou-se na calçada, acendeu-o e começou a pensar na vida novamente.

Relatado por Jessé R. Diniz

Share:

O IMPACTO DA INTERNET NA VIDA MODERNA.


Imagem relacionadaA Internet em termos de concepção é um sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam um conjunto próprio de protocolos com o propósito de servir progressivamente usuários no mundo inteiro.

O impacto da internet na vida moderna carece de uma análise profunda para não cairmos no julgamento superficial que pode colocar em causa a chance de salvar a humildade.

A Internet oferece várias vantagens em termos gerais, no campo do comércio, político, ciência, cultura, comunicação, etc. E essas mesmas vantagens têm uma grande influência no nosso dia-a-dia, impactando de forma agressiva cada minuto, cada hora da nossa existência. E isso é evidente cada vez mais porque a internet hoje faz parte da nossa vida:


Ø  Usufruindo da Internet os políticos conseguem manter ordem e segurança nos seus países.
Ø  Com uma ligação telefónica nos comunicamos com o mundo.
Ø  Existe uma grande facilidade em usufruir da cultura dos outros (dança, música, hábitos e costumes) sem a necessidade de deslocar-se para esses países.
Ø  Na ciência o conhecimento vai sendo cada vez mais acelerado por causa da internet, a quantidade de informação facilita a pesquisa. A Internet coloca a biblioteca mundial na mão do estudante, professor ou pesquisador.
Ø  As aulas vídeos a partir do youtube vão facilitando cada vez mais a dinâmica do ensino e transmissão de conhecimento.
Ø  A segurança e a liberdade foi reforçada com a internet visto que hoje em dia com GPS podemos nos deslocar com uma certa tranquilidade sem risco de perder.
Ø  As formações a nível do ensino a distância foram extremamente reforçadas com a extensão da internet.
Ø  O ensino a línguas foi facilitado permitindo a prática com pessoas natas mesmo a distância.

Apesar dessas todas as mordomias que a Internet fornece, existem uma série de efeitos colaterais que a Internet acarreta que vai tirando a tranquilidade e a qualidade de vida dos seres humanos, como:
v O excesso de informações que torna o processo selectivo cada vez menos eficiente, com isso corremos o risco de adquirir informação que não têm conhecimento nenhum.
v  O lugar professor, médico vai sendo cada mais capturado, as pessoas vão ganhando a mania de pensar que basta ler já tem as informações seguras para tomar decisões.
v A Internet permitiu a difusão massiva do multiculturalismo, o certo errado vai decaindo entrando numa relatividade sem precedentes, a medida que a partir da Internet as pessoas foram dando conta que o nosso errado é certo noutro local do mundo, o apego ao bem e ao mal vai se esvaziando.
Imagem relacionada
v As pessoas se tornaram escravos dos smartphones, vivem mendigando atenção a virtualidade desprezando o mundo perto, parece que os amigos virtuais são mais importantes do que a família, amigos, vizinhos que tem por perto.
v As pessoas se tornaram dependentes tecnológicos onde o sono, descanso, contemplar o belo foram capturados, as pessoas dormem mal e acordam cansados tudo porque a Internet é mais importante que a sua saúde física.
v O like nas redes sociais tira o sono a muitos, levando muitos a depressão pela psicodependência de achar que o seu valor mora numa rede social, por isso ausência de um like provoca comportamento agressivos, ataques de nervos.
v As pessoas abriram as mãos à sua liberdade, passam a vida no celular, conduzem teclando no celular, cruzam passadeira com celular, fornecem informações sobre a sua vida a qualquer um, publicam e partilham informações, vídeos, imagens que pode manchar, ferir ou comprometer a sua reputação.
v  A Internet tirou o espaço de diálogo entre as famílias, hoje amigos, famílias conversam pouco ou nada, a família e os amigos virtuais são mais importantes. Por isso vamos promovendo cada vez mais o individualismo, isolando as sociedades cada um no seu mundo.
v A Internet torna as pessoas insensíveis, sem tacto porque eles perdem a interacção e com isso não conseguem treinar os fundamentos básicos para saber viver na diversidade e perceber a dimensão não pefeita do ser pensante.
v A Internet emancipou a pornográfia por isso que vimos meninas a começaram a actividade sexual de modo precoce sob todos os riscos (gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis).
v A figura de dono de conhecimento foi deturpado, hoje a idade não significava conhecimento mas hoje em dia conhecimento é manejar as novas tecnologias.
v Algumas pesquisas indicam que o vício a internet tem mais efeitos negativos em relação a muitas drogas pesadas.
Resultado de imagem para internet vantagens e desvantagens   A internet colocou os supermercados nos nossos telefones tornando os humanos escravos do consumo, porque a propaganda desenfreada provoca comichões nos dedos ao ponto do clique resolver tudo.



Em suma a Internet dá um grande suporte para as aspirações, sonhos para aqueles que sabem fazer o uso selectivo e Inteligente do mesmo. Entretanto, oferece uma série de riscos, como conteúdos não filtrados já que hoje em dia todos podem publicar livros ou conteúdos na Internet que podem ser informações e não necessariamente conhecimento, ao ponto de um youtuber se dar o direito de falar de tudo mesmo sem formação nenhuma, desafiando até nobel de ciência. Contudo, o cérebro humano sempre resiste a mudanças de paradigmas, talvez esse momento seja apenas um deles. Talvez não mude a situação no futuro mas sim se verifique uma psicoadaptação. 


Zongo Armando em, O IMPACTO DA INTERNET NA VIDA MODERNA. 
Share:

O JULGAMENTO DESCABIDO DA SOCIEDADE ALIENADA NO VÁCUO

Imagem relacionadaO que é certo e errado?

O que eu considero ser a minha opinião?

O que significa liberdade?

EU TENHO  DIFICULDADES DE ENCARAR PESSOAS COM IDEIAS FIXAS, ALGO QUE PRECISO SUPERAR, NÃO SEI COMO MAS PRECISO.

O estudo dos fenómenos na natureza pressupõe incluir um referencial que possa dar sentido e significo a relatividade das coisas, mas esse relativismo entra em becos escuros quando se coloca em causa o referencial não inercial. 

Na sociedade o referencial não inercial é muito comum nas pessoas que sofrem de neurose, com necessidade doentia de ter razão a todo custo mesmo que tiver que optar pela contradição onde escapa da lógica do relativismo não inercial, se afundando num buraco negro sem precedente. Quando se assume a postura de um ser com ideias privilegiadas estamos a cair na mesma armadilha que o Hitler caiu.

A ideia do certo e errado vai deixando de ser uma realidade das gerações actuais, a emancipação da tecnologia, que funde e flui o intercâmbio multi-culturismo mundial vai esvaziando cada vez mais a ideia de certo e errado, tornando essa ideia um mito, um desejo infinito e uma ilusão que coabitava no cérebro impostos pelo isolamento, que justifica a lógica de que a falta de conhecimento nos torna escravos de certas tendências.

Algumas sociedades criticam o facto de algumas tradições consumirem a carne de cão, gato, rato, … mesmo não tendo uma justificativa científica que do porque não consumirem e quando esses mesmos povos consomem a carne de animal como porco que cientificamente talvez faria mais sentido o não consumo. Foi induzindo na mente desses seres que deixaram de ser pensante nesse aspecto que essa carne socialmente não se come. Alguns dizem que é pelo facto de serem animais domesticáveis, tudo bem mas isso não tira o gosto da carne, e mais os pombos também são domesticados por essas sociedades mas nem por isso deixaram de ser alimento para essas sociedades. Então, só tem uma justificativa, foi induzido um campo magnético complexo na mente desses indivíduos que adormece essa parte do cérebro, que em outros termos chamaríamos de lavagem cerebral.

O relativismo exacerbado constituí um perigo para o mundo porque estamos deixando de lado o pensamento colectivo onde as nossas ideias já desvalorizam e menosprezam o cumprimento da lei, a lei não deve entrar no relativismo apesar de ser acessível a correções. Mas só uma correção democrâtica pode mudar a perspectiva da lei, nada mais além disso.

Por outro lado, ter ideias próprias não significa ser escravo das suas ideias, ter ideias próprias não significa ensurdercer diante de outros pensamentos, ter ideias próprias não significa orgulho, ....

Ter ideias próprias não significa necessariamente expor elas. Alguns pensamentos fogem do espaço-tempo, algumas loucuras devem ser armazenadas tem em conta uma certa altura.

A emoção é corrosivo a pensamento lógico, a emoção consome a sua lógica e domina o coração, e quando o coração captura o lugar do cérebro sairá tudo de você menos a lógica e razão. Neste instante um selvagem estaria no mesmo nível que você.

A crítica desenfreada

Eu chamo de crítica desenfreada todo aquele pensamento desprovido de uma análise empática, destituída de pensamentos democráticos, tolerantes, humanizado. São rápidos a criticar e lentos a ajudar, contribuir, participar, fazer diferente. Você por iniciativa própria cria uma associação, durante as actividades a crítica será muito presente mas se tentares pedir um auxilio a esses mesmos críticos poucos deles têm vontade de contribuir, participar ou até dar uma opinião que seja melhor. Eu reconheço o valor da crítica, até porque sou um defensor contundente do liberalismo do pensamento crítico mas nessa mesma senda temos que cobrar responsabilidades e um certo equilíbrio emocional para não cairmos no vácuo. Não podemos continuar neste apogeu da indiferença diante da ameaça da espécie humana. E por mais incrível que pareça esses indivíduos raramente criam iniciativas capazes de fazer diferente a coisas que criticam mesmo tendo possibilidades e condições para tal.

A LIBERDADE é o grau de independência legítimo que um cidadão, um povo ou uma nação elege como valor supremo, como ideal.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Liberdade de expressão é apanágio da natureza racional do indivíduo e é o direito de qualquer um manifestar, livremente, opiniões, ideias e pensamentos pessoais sem medo de retaliação ou censura por parte do governo ou de outros membros da sociedade. É um conceito fundamental nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.

Declaração Universal dos Direitos Humanos: "Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de expressão, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras"
A divergência de ideias e o direito de expressar opiniões não podem ser restringidos para que a verdadeira democracia possa ser vivenciada.

Mas por uma questão de coerência a liberdade carece de ser suportado por uma série de reflectividade para que o resultado dessa convolução seja útil para ajudar a inovar e criar, que não dependem da minha vontade mas sim dos acordos socias.

A liberdade carece de uma dose de empatia para não cairmos num meio que só é possível haver propagação de ondas electromagnéticas.

A liberdade carece de uma certa maturidade para que não haja movimento browniano na propagação das partículas que transportam as nossas ideias macros.
A liberdade pressupões não adotar comportamentos que criticas de forma contundentes mesmo reconhecendo que todo humano pode cair nas armadilhas da sua mente.

A liberdade pressupõe uma dose de humanidade para que as ideias vinda disso sejam aplicáveis para mundo de homens falíveis, imaturos muitas vezes, perfectíveis. 

Durante um debate demonstra a sua imaturidade o indivíduo que usa expressões do tipo você não sabe, você está errado, isso não existe, estas equivocado, estas muito enganado, essas ideias não são aplicáveis, ... arrogância é arma dos fracos, ou seja, esse indivíduo demonstra um certo esvaziamento do cérebro no ponto de não ter argumento e cientificidade suficiente para tornar as suas ideias perceptíveis que não significa necessariamente certo. 

A liberdade nas suas diversas vertentes é uma dádiva que nos foi dado no sentido eliminar deuses humanos para que cada ser pensante se sinta livre de expressar as suas ideias sem risco de sofrer represálias, mas nunca no sentido de magoar, instigar violência, desvalorizar o pensamento em detrimento do seu. Mas sim para que dentro dessa liberdade cada um expresse o seu pensamento mas no final cada um é livre de mudar ou manter as suas convicções. 

Eu já defendi muita coisa que hoje não vejo sentido nenhum nessas ideias, são lições duras que a vida foi me ensinando e me torna cada vez mais humano porque concebo que sou um ser falível como os outros, entretanto, as minhas ideias devem ser expostas e não impostas. 



Zongo Armando em, O JULGAMENTO DESCABIDO DA SOCIEDADE ALIENADA NO VÁCUO.



Share:

DISCURSO DE OUTORGA 2016 - FACULDADE DE CIÊNCIAS


Magnífico vice-reitor da Universidade Agostinho Neto
Excelentíssimas Sras Decanas da Faculdade de Ciências
Queridos colegas
Estimados familiares
Ilustres convidados
Sras e Srs

Antes de mais, quero agradecer a vossa presença nesta cerimónia.Cerimónia esta que retrata a solene ocasião, de encerramento de uma importante etapa da nossa formação académica, de júbilo e de sensação do dever cumprido. De forma unânime faço da minha voz, a voz de cada um dos meus colegas.

Ora, há muito que se diz que as palavras são aradas pelo tempo e simplesmente são esquecidas, mas o escrito permanece. Então, hoje, é o dia em que Angola terá o registo real de que nós somos mais um resultado da grande habilidade que está faculdade tem de formar quadros.
A partir dos recursos académicos absorvidos durante os cinco anos nesta universidade, nós materializamos as palavras de Lavoisier, quando diz que em qualquer sistema, nunca se cria nem se elimina matéria, apenas transforma-se de uma forma a outra. Ao entrarmos na tão sonhada Faculdade de Ciências da universidade Agostinho Neto, nós não passávamos de simples estudantes com grandes ilusões de perder noites e tempo, em festas e em coisas irrelevantes, mas a primeira transformação foi a conversão deste tempo no tempo de dedicação e empenho à nossa formação. As noites de sono trocadas pelas noites de estudo, renúncias à convivência com familiares e amigos. Tudo isso fez parte do processo de transformação a que fomos submetidos. É necessário algum sacrifício na vida que funcione similarmente à diferença de potencial, polarizando algumas diferenciabilidades, integrando deste modo alguma maturidade, criatividade e conhecimento que com certeza poderá servir como uma alavanca para este país que tanto precisa.

Muitos dos convidados aqui presentes eram testemunhas das nossas dificuldades, em particular os nossos pais. Contudo, deram-nos conforto com suas palavras encorajadoras, as vezes abraço que envolveu amor. Isso, de facto serviu como um vector, dando sentido a nossa formação e encurtando essa longa jornada académica.

No final estamos sendo consagrados Licenciados. Estamos felizes por isso, e faremos de tudo para  que através de nós o bom nome da universidade permaneça imaculado e que as nossas obras dêem orgulho aos nossos professores. Esse diploma parece o fim da luta, mas talvez seja apenas o fim do exagerado consumo das bolachas com gasosas, dos constantes bombó com jinguba, “magoga” com “bebe me deixa”, alimentos que sem menosprezar nos mantiveram vivos e firmes nessa caminhada de cinco anos, acho que todos se lembram disso.

Este diploma é o resultado estratégico da preparação que tivemos para enfrentar as dificuldades das nossas vidas e do país de modo a superá-los. Então, meus amigos, meus companheiros, fomos atingidos pelas radiações gamma do Dr. Van Coung, libertadas pelas ígneas do Dr. Jânio, que desenvolviam-se em cadeias que nem as reacções da Dra. Joana, oscilamos no campo magnético do Dr. Vinogradov, que nos envolveu na rede Geodésica do Eng. Alves, sem esquecer as embriologias da Dra Filomena e mesmo com os sucessivos excessos da Dra Natividade, batemos todos os limites até as da Dra Ta, usando algorítmos ensinados pelo Dr. Padoca. Mas a recepção desse diploma não significa o fim, mas o início da verdadeira luta para o nosso engrandecimento e engrandecimento do país.

Hoje assistimos,uma desvalorização dos graus académicos. Acriatividade intelectual e a meritocracia não são promovidas no nosso sistema de ensino, sendo necessário desatar estas amarras para que se possa maximizar o potencial de cada estudante. A inovação na estrutura curricular dos cursos da F.C. da Universidade Agostinho Neto, para que se centre efectivamente o ensino no estudante e possibilite o desenvolvimento de novas competências dos estudantes. De igual modo desenvolver planos de actividades de trabalhos individuais  e colectivos, que promovam a iniciativa e uma atitude empreendedora, que excite a criatividade, a curiosidade e o espirito inovador, formando deste modo cientistas, para que na veia de professor formem novos cientistas. Pois, estes são caminhos para a aquisição de diplomados com mais competências e com mais conhecimento. Para isso precisamos de condições adquadas: professores capacitados e acessíveis, laboratórios, de preferência bem equipados e ricas bibliotécas.

Prezados licenciados, precisamos diversificar a nossa formação curricular. Numa altura em que a massificação da licenciatura atinge o auge, será nas pequenas coisas que se fará a diferença. Somos frutos da Faculdade de Ciências da U.A.N e devemos à instituição uma procura incessante pelo aperfeiçoamento. Nós podemos resolver nossos problemas sem necessitar que outros venham resolvê-los.

Licenciatura não se esgota no estudo. Ser licenciado é mais, é fazer,é acrescentar e é criar. É ser cidadão mas é também não ser só cidadão.

E devemos todos ter em mente o princípio de Sócrates: Só sei que nada sei, pois, a humildade constrói os degraus do topo da intelectualidade.

A faculdade de Ciências precisa estar mais presente na sociedade e mais actuante, capaz de solucionar os problemas do quotidiano e criar condições para que seja reconhecida internacionalmente.

Precisamos transformar a U.A.N em one.


Muito obrigado.

Zongo Armando
Share:

PORQUÊ A INVEJA É TÃO COMUM ENTRE NÓS


Resultado de imagem para Olhos vendadosPor que a inveja é um sentimento tão comum entre nós?

INVEJA DO LATIM, INVIDIA QUE SIGNIFICA, NÃO VÊ, OU SEJA, TEM DIFICULDADE DE ESTABELECER O SEU EU COMO PONTO MATERIAL.

“A maioria de nós prefere olhar para fora e não para dentro de si mesmo.” (Albert Einstein)

A inveja é um sentimento intrínseco ao córtex cerebral de todo ser pensante, existe no centro da psique humana uma necessidade de invejar o próximo mesmo de forma involuntária, e isto é visível no desconforto que sentimos quando a nossa vizinhança demonstra uma certa satisfação em termos de conquistas, as vezes ao invés de felicitar com sinceridade preferimos questionar e subjugar. São indícios fortes e frequentes da inveja que todos nós comungamos.

Sempre desafio as pessoas a fazerem o seguinte exame de consciência para medir o seu nível de inveja:
1- A felicidade dos outros as vezes me incomoda?
2- Sempre me alegro com sinceridade com as conquistas dos outros?
3- Sempre fico feliz com o bem estar dos outros?
4- Uso os outros como referências para definir o meu bem estar?
5- Tenho mania de ser sempre melhor do que os outros?
6- Pessoas com baixa condição social em relação a mim me passam um certo alívio ou conforto?

O modelo de sociedade que se adotou nos levou a este resultado, a educação mundial colocou a ideia de que a felicidade do homem está na hierarquia social, quanto mais se soube melhor, então, o homem memorizou a ideia de que a felicidade está no topo da pirâmide e quanto mais longe se sentir dos outros melhor, afinal de conta o outro deve se comportar como referencial inercial para dar significado a nossa glória e satisfação. 

Por isso a bela frase nunca perdeu a validade, ÉRAMOS FELIZES E NÃO SABÍAMOS, porque o homem vai dando conta com o passar do tempo que o suposto sonho conquistado não muda as janelas mais importantes do cérebro humano e vai reflectindo os vários momentos desperdiçados com a fantasia de que a felicidade está no futuro, esquecem que o futuro nunca chega. Os inocentes são mais felizes. 

ONDE RESIDE A MAIOR PREOCUPAÇÃO DA INVEJA APESAR DE SER UM SENTIMENTO COMUNGADO?

Se baseando mais uma vez na etimologia da palavra, inveja do latim, não vê, começa a ganhar os contornos mais críticos a medida que começa a invalidar a parte crítica do seu cérebro e tornando esse sentimento numa mania doentia, onde a sua própria vida começa a perder essência em detrimento da vida dos outros. Todos nós temos mazelas, fracassos, coisas a superar, até objectivos mesmo não claro em algumas circunstâncias, então, é deprimente conceber a ideia de que alguém olha para a vida do outro como experimento e achar que existe sinceridade na sua abordagem. A nossa condição social não permite o isolamento, entretanto, o outro sempre será o nosso foco de atenção mas é inadmissível que esse outro substitua a nossa essência.  

Ao invés que gastar muito tempo em tentar corrigir, criticar excessivamente, desvalorizar, baixar, menosprezar o outro seria mais inteligente gastar esse tempo acrescentando valor e empreender no crescimento pessoal e da sua equipa se tiver uma. Nós temos coisas a superar.

APRENDA A OLHAR INICIALMENTE PARA VOCÊ. PARA AMAR O PRÓXIMO PRIMEIRO DEVE TER UM CASO DE AMOR CONSIGO MESMO. 


A PARTE MAIS OBSCURA DA INVEJA QUE QUASE NINGUÉM RETRATA. 

Resultado de imagem para Dolar queimaApesar de tudo que já foi escrito sobre a inveja, existe uma componente deste sentimento que ninguém retrata. A inveja na sua essência mais popular de crítica destrutiva não é um sentimento isolado, na sua maioria tem bases e origens bem cristalinas de indivíduos que se observam diante deste sentimento como vítimas. Mas na verdade quando o tema é inveja não existem vítimas absolutas. 

Baseando-se na pirâmide de Maslow que define o modelo de sociedade relativamente as necessidades fisiológicas e materiais, percebemos que no topo ele colou a auto-suficiência como alcance da felicidade plena, ou seja, É PRECISO ESTAR MELHOR DO QUE OUTRO PARA O EU CONCLUIR QUE SOU FELIZ. Este forma de olhar para vida tornou o mundo num palco de disputa, não importa se eu estou bem, o importante é que eu seja melhor do que você, e isso se tornou na base de chacota. As conquistas não servem apenas para alegrar a nós e a nossa família mas na verdade é costumeiro ver pessoas usando os seus bens para humilhar, pisotear, provocar, zombar, abusar. Vamos dar exemplos:

1- O funcionário promovido na empresa as vezes não fica satisfeito apenas pela conquista mas fica mais feliz por ganhar mais do que os outros.
2- O aluno que tira a maior nota no grupo (exemplo 12) deveria ficar triste por não ter alcançado o 20 que é a nota máxima ou apenas se alegrar com a positiva suada mas emociona-se de alegria por ter uma nota acima de todos da turma.
3- O boss do bairro se calhar deveria se focar na sua vida, usufruir a riqueza com a família e continuar a se superar mas prefere ficar na arrogância de se achar melhor do que os outros.
4- O aluno que mais acerta nas participações nas aulas tem ciúmes das participações dos outros porque gosta de ter o protagonismo, por isso tenta menosprezar a participação dos outros.
5- É evidente os ataques do Maradona contra Messi, não bastou a história insubstituível que ele tem no futebol mundial mas prefere ver o seu conterrâneo falido para manter o seu privilégio esquizofrénico. 
6- O fracasso dos outros nos consola em determinadas situações.
6- Em suma, podes fazer mas não faça melhor do que eu. 


A felicidade inocente construída na desgraça do outro é o que nós comungamos como seres humano dessa geração doente e medíocre. Esquecemos de festejar as nossas conquistas e alegrias, preferimos rir do outro como referencial quantificador da nossa satisfação. Alguém que chega até este ponto só revela como se sente na situação inversa, revela uma composição de sentimentos ruins relativamente à satisfação dos outros. Infelizmente todos nós demonstrámos isso nos momentos de grandes emoções, o que torna isso algo penoso é o facto de ser uma prática padronizada e inocentemente achamos isso belo, mas é o corpo material das desgraças do mundo, olhando o universo numa casca de nós e não noz.

Jamais se esqueça de olhar para trás, não com o intuito de contemplar de forma melancólica o passado (diz um provérbio russo que “ter saudades do que já passou é correr atrás do vento”) mas sim de observar o quanto do caminho já percorreu, enaltecendo suas vitórias, saboreando os frutos de sua evolução, aprendendo a deixar para trás tudo o que não precisa carregar consigo, como mágoas, ressentimentos e frustrações. Aprenda a olhar para frente, vislumbrando seu futuro, pois é lá que você passará o resto de sua vida. Imagine-se um, cinco, dez, vinte e cinco anos adiante e responda a si mesmo o que estará fazendo, quem estará ao seu lado, quais serão suas conquistas e, fundamentalmente, qual o legado que estará construindo. (T. Coelho-2016).

É importante perceber que a inveja é transversal, é preciso esforço na mudança de atitude e de mentalidade das componentes que constituem as assimptotas. 

Contudo, a inveja prejudica mais a fonte. Então aqui vai um discurso meio romântico: inveja é considerada um dos sete pecados capitais e, normalmente, caminha lado a lado com a crítica destrutiva do invejoso. Ela é muito destrutiva para quem sente e para quem é invejado. A inveja nos leva a desejar algo que não é nosso e sentir tristeza pelo bem dos outros. O julgamento maldoso que decorre da inveja é o resultado da apatia e infelicidade com a própria vida: a inveja reflete o que nos falta, o inconformismo e a autorrejeição. É um sentimento que fala da insatisfação que não conseguimos reconhecer. 

“A inveja é mil vezes mais terrível do que a fome, porque é fome espiritual”.
-Miguel De Unamuno-



Zongo Armando em, PORQUÊ A INVEJA É TÃO COMUM ENTRE NÓS.
Share:

O CONTROLE EMOCIONAL PODE MELHORAR O SEU DIA




É uma luta diária o autodomínio. Já imaginou conduzindo, você vira o volante do carro para esquerda e o carro vai para direita? Isso acontece todos os dias com a nossa mente (A. Cury). Fazemos coisas que contrariam a nossa lógica existencial, queremos fazer uma coisa mas acabamos fazendo outra. Muitos agem por impulso, juram que terão um dia lindo e diferente mas perdem o controle da sua psiqui logo na primeira oportunidade.

A SUA FECILIDADE ESTÁ DENTRO DE VOCÊ, NÃO A PROCURE FORA.

Zongo Armando em, O CONTROLE EMOCIONAL PODE MELHORAR O SEU DIA.
Share:

Mensagens populares

Recent Posts

Unordered List

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  • Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  • Vestibulum auctor dapibus neque.

Pages

Theme Support

Need our help to upload or customize this blogger template? Contact me with details about the theme customization you need.