A HISTÓRICA ALERTA DO TERRY PRATCHETT A BILL GATES AINDA NO SÉCULO XX
Pratchett, que faleceu aos 66 anos em março de 2015 após uma batalha de anos contra a doença de Alzheimer, teorizou:
“OK. Digamos que eu me chame de Instituto para Alguma Coisa-ou-Outra e decido promover um tratado falso dizendo que os judeus eram inteiramente responsáveis pela Segunda Guerra Mundial e o Holocausto não aconteceu. E isso é divulgado na Internet e está disponível nos mesmos termos de qualquer pesquisa histórica que tenha passado por revisão por pares e assim por diante. Há uma espécie de paridade de estima da informação na internet. Está tudo lá: não há como descobrir se esse material tem alguma base ou se alguém acabou de inventá-lo”.
Gates ofereceu uma resposta otimista:
“Não por muito tempo. A eletrônica nos dá uma forma de classificar as coisas. Você terá autoridades na internet, e porque um artigo está contido em seu índice, isso significará algo. Para todos os efeitos práticos, haverá uma quantidade infinita de testes e você só receberá um texto através de níveis de direcionamento, como um amigo que diz “ei, leia isto”, ou o nome de uma marca que está associada a um grupo de peritos, ou a um especialista em particular, ou a pareceres de consumidores, ou o equivalente a um jornal… eles apontarão as coisas que são de um interesse particular. Todo o caminho por onde você pode verificar a reputação de alguém será muito mais sofisticado no Novo do que é no impresso hoje”.
Apesar do otimismo do Bill Gates mas hoje se verifica o inverso da sua previsão, a situação está pior do que esperado. Hoje os que mais se queixam de lavagem cerebral e manipulação dos outros são os mais vulneráveis a manipulação, a mídia oficial tendeciosa está sendo substituida por meios piores, como bloggeiros, youtubers, muitos deles sem formação específica mas vivem dando opinião sobre tudo, ou seja, voltamos aos primeiros séculos, era dos naturalistas. Falam com autoridade sem reticências. Líderes populistas estão aproveitando a ferramenta para atingir os seus objectivos, onde os twitters estão substituindo as academias e grupos de especialistas.
O youtube com os seus algóritmos de direcionamento de conteúdo referente a núvens específicas vai atiçando o radicalismo de pensamento objectivo sem confrontos, sem diversidade, tudo vale pela economia segundo deus capitalismo.
As teorias conspiratórias está invadindo as salas de aulas, se tornando motivo de chacota e banalização do processo docente, onde o professor se tornou vilã diante dessas teorias. Professor não tem mais autoridade já que passou a ser visto como um servidor do mundo conspiracionista que tem como resultado último destruir a humanidade conforme a mente dos delirantes que se tornaram milionários espalhando mentiras pela satisfação material e esquizofrénica dos gurús.
Umberto Eco afirmou que as redes sociais deram voz a uma legião de imbecis, na sua compreensão antes os imbecis eram calados mas agora eles têm a mesma palavra que um prémio Nobel. A frase parece reducionista, já que as redes sociais servem para muito mais mas diante dos factos relatados fica difícil não se curvar diante dessa visão magnífica de Umberto Eco mesmo que for de forma parcial.
Alienação radicalizada tem fontes de alimentação pesadas. São os líderes que mais se queixam de notícias falsas mas comprovadamente por mais incrível que parece são os principais agentes da difusão das informações controversas desprovidas de factos, provas, testes impíricos. Usam táticas mais rasas possíveis, manipulação da opinião, apelo a emoção, instigação da fé indefesa. Buscam fundamentalismo para cobrir teses cientificamente valiosas que levaram séculos para a sua composição. Não é que nada deve ser alvo de ser contestado mas é preciso honestidade, coerência e o desmonte facto a facto.
O
PERIGO DO YOUTUBE
Apesar das inúmeras vantagens dessa ferramenta que tem revolucionado a forma de difundir a ciência, cultura, diversidade e a ampliação da liberdade de expressão mas deu liberdade para fluência de todas as narrativas sendo elas validadas cientificamente ou não. E como até no hospício a internet também funciona, os loucos também têm dado o seu contributo com as suas loucuras sem passar por pente fino. Então, como o mundo é constituido maioritariamente por pessoas sem senso crítico, vulneráveis a navegar pela lei dos mais fracos que é aceitar as pautas que apelam o lado emotivo, sem passar filtro, nem passa baixa e nem passa alta, todas as frequências fluem com as suas complexidades. E como resultado desse processo temos pessoas dominadas por séries de Fourier convolvidas com mais ruídos do que sinal. Contudo, o problema maior não está simplesmente na hipótese de difusão de teses baratas e rasas, porque todos nós concordamos que é mais fácil aceitar a tese do criacionismo do que levantar as teses complexas do evolucionismo ou Big Bang, mas os algoritmos do Youtube acabam criando nuvens, porque quem procura matéria sobre terra plana, o youtube faz o favor de sugerir uma série de videos da mesma natureza obrigando indirectamente o usuário a mergulhar na maionese, e assim entra num beco sem saídas já que acaba botando a vítima numa zona de cconforto. É preciso confrontar essa zona buscando opiniões contra a tendência que está tomando.
TWITTERS VS MÍDIA OFICIAL
A mídia oficial conhecida como quarto poder é estruturalmente composta por interesses corporativos que matêm o funcionamento da estrutura e como é óbvio eles têm mais compromisso com a sua estrutura do que com a "verdade". Contudo, a estrutura proporciona um trabalho triado já que obedece conjunto de processos burocráticos até o lançamento. Apesar dos vários erros cometidos pela mídia mesmo com a estrutura segundo a história, podemos concluir que os meios de comunicação oficial agem mais por interesses económicos, políticos, ideológicos, religioso do que pela falsificação das informações.
Portanto, se torna legítimo o ataque a mídia oficial por diferentes grupos com as diferentes motivações. Como não faltam oportunistas para todas as ocasiões, os líderes populistas estão usando essa desnudação da mídia oficial para alienar as massas. São eles que mais se queixam de fakenews mas lideram as listas de propagadores de fakenews. Compartilham qualquer informação que agrada o seu coração mesmo vindo de perfis anônimos sem credibilidade nenhuma. Diz que a mídia que tem uma estrutura que investiga está a serviço da conspiração mundial mas no lugar disso indica as massas a twitteiros e youtubers sem estrutura, sem créditos mas que falam de tudo sem fontes credíveis. Eles acreditam sem nenhum ceticismo, sem senso crítico que a informação que vém de um twitter tem mais embasamento do que conteúdo investigado, revisado de forma reiterado. Eles usam os métodos de lavagem cerebral mais baratos possível de nós contra eles, mesmo o histórico desses lideres nada corresponder com o discurso de salvador das causas.
POPULISMO DE ESQUERDA
A ideia de justiça social, igualdade de oportunidades, direitos humanos, luta pelas minorias, são tópicos que facilmente comovem corações, já que retratam com muito romantismo o dia-a-dia de muitos cidadãos. Os oportunistas de esquerda conseguiram compreender essa vulnerabilidade das classes sociais e capturaram a luta para atingirem os seus objectivos e interesses individuais. Isso não é um ataque a pessoas que lutam a favor dessas causas mas é preciso buscar lógica, não faz sentido alguém que luta pelos problemas sociais mas uma vez no poder rouba, desvia, faz tráfico de influência, ostenta além do ganho legal. A gente precisa estudar os problemas sociais e buscar soluções mas nunca permitir que "chico espertos" usem o sofrimento dos outros para atingirem o topo da piramede do Maslow.
MUDOU O CENÁRIO MAS O INSTRUMENTO DE MANIPULAÇÃO CONTINUA O MESMO
O modelo actual da sociedade representa uma função composta por variáveis dominantes e as não dominantes foram suprimidas ou atenuadas. Qualquer tentativa de romper o Status quo por mais racional que seja é taxado de ameaça e mentalidade totalitária. E essa suposta ameaça tem desencadeado delírios persecutórios e promoção da pós honestidade.
A religião apesar do seu lado transcendental tem servido como a base de condução do Status quo. Ainda sobre grandes tensões da guerra civil em Angola eu reconheci o trabalho admirável da Igreja católica levando saúde em locais mais críticos de grandes conflitos. Contudo, a região tem sido refúgio para extremistas, manterem e legitimarem o preconceito, complexos, pobreza, desigualdade. É possível adorar um Deus e conviver na diversidade.
O Negro sempre foi acusado de vitimista, mas mal tentou lutar para melhorar a sua condição que a luta está sendo logo associada a algo ruim que pretende destruir a ordem mundial, já que nessa ordem ideal o negro deve continuar na condição de escravo trabalhar sem remuneração.
Zongo Armando em, ERA DA PÓS VERDADE OU FACTOS? FAKE NEWS E DESINFORMAÇÃO COMO MÉTODO.
Bibliografia
Morán, L. (2019 , Maio 29). Tradução:
Terry Pratchett alertou sobre as notícias falsas na internet em uma
entrevista de 1995, Bill Gates contestou. Retrieved from Discworld
Brasil:
https://medium.com/@discworldbr/tradução-terry-pratchett-alertou-sobre-as-notícias-falsas-na-internet-em-uma-entrevista-de-1995-f3de71e47fa4
Nietsche, M. d.
(2018, Outubro 18). Umberto Eco-As redes sociais deram voz a uma legião de
imbecis. Retrieved from Martelo de Nietsche:
https://omartelodenietzsche.com/2018/10/18/umberto-eco-as-redes-sociais-deram-voz-a-uma-legiao-de-imbecis-y/